15 abril 2006

As tensões da vida cristã


"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o homem interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós
um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nós nas coisa que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas"2Co 4. 16-8

A vida cristã é repleta de “tensões”.


A "tensão" entre o que é eterno e o que é temporal.

A busca pelo que é eterno tem sido perdida de vista pelos cristãos. Somos tentados a passar temporalmente e a nos apegar ao que é palpável e material. Buscamos satisfação através das “coisas”. No entanto as “coisas” são temporais, mas as pessoas são eternas. C.S.Lewis diz “Ninguém conversa com um ser meramente mortal” e “nações, culturas, artes, civilizações – esses sim, são mortais”. Amar ao próximo segundo os padrões do Reino significa a busca pelo que é eterno.

A "tensão" entre o que é visível e o que é invisível.

Não enxergamos além do que os nossos olhos podem ver. Queremos a recompensa dos homens e não a recompensa de Deus(Mt 6.6). As coisas visíveis passam, mas as coisas que não se vêem são eternas(2Co 4.18). Não ansiamos a felicidade segundo os padrões do Reino em contraste aos padrões deste século, desta era presente. Segundo estes não há nada de feliz em: ser humilde de espírito, chorar, ser manso, misericordioso, limpo de coração, pacificador, em ter sede de justiça e ser perseguido por ela. Segundo os padrões temporais felicidade consiste em se ter saúde e bens materiais, é uma felicidade efêmera. Esquecemos que somos como a erva que cresce e que seca, e que os tesouros da terra enferrujam e apodrecem. Ajuntemos pois tesouros nos céus e não terra(Mt 6.19,20).


A "tensão" entre o "já" e o "ainda não".

Já fomos salvos, mas a nossa salvação ainda há de ser consumada. Já fomos livres da condenação do pecado, mas ainda não da presença dele. Já fomos justificados mas ainda não glorificados.


A "tensão" entre o "vivam no mundo"(Jo 17.15) e o "não sejam do mundo"(Jo 17.14)

“Mundo”pode significar a terra, planeta em que vivemos e pode significar as coisas hostis e que desagradam a Deus. A dificuldade de viver no mundo sem se adequar e se conformar nossas mentes a este século(Rm 12.2). Que sejamos como peregrinos e não como turistas.


2 Comments:

At 4:55 PM, Blogger Renato Luiz said...

Lelê,
Esse texto me tocou profundamente!
É bom saber que não estou sozinho quando penso que ando na contra-mão do mundo...
Enfrentar as tensões na confiança em Deus é certeza de vitória.
Saber que tenho amigos que caminham comigo é um grande presente...
Fica com Deus!

 
At 5:57 PM, Blogger liz said...

se de fato essas tensões são temporais "leves e momentaneas", se corrompem apenas a parte visível da gente "inda que o nosso homem exterior se corrompa, o homem interior, contudo, se renova de dia em dia", ..entao, por que "ajuntar tesouros nos céus e não terra" continua sendo algo tão difícil de praticar?.. deveríamos nos atentar nas coisas que se não vêem, mas nossos olhos são constantemente seduzidos.

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home