20 maio 2006

A segurança em Cristo


“Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se
alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.”
Jo 16.22


A vida moderna muito tem nos acrescentado em termos de segurança e conforto. A ciência e a tecnologia têm realizado muito para expandir o conhecimento e promover o refinamento e a felicidade dos homens. Ao descobrir as leis da vida social e econômica o homem passa a organizar a sua comunidade com mais efetividade. Conhecendo as leis da natureza, o homem pode usar as forças naturais em função de seus próprios projetos e desejos.

Mas apesar desses benefícios, esse desenvolvimento nos propõe a ilusão de sermos os donos do mundo e de nossa própria vida. Nos propõe a ilusão de que podemos alcançar uma autêntica segurança organizando eficazmente nossa própria vida, pessoal e comunitária. O desconsolo,a secreta angústia que clama nas profundezas da alma quando pensamos que por nós mesmos podemos lograr nossa própria segurança. Porém, existem encontros e “acasos”[* ]que não podemos controlar.

Não existe nenhuma segurança verdadeira e definitiva, a não ser a segurança que temos em Cristo. A segurança de que nada sai de seu controle( Ec 7.15). A segurança de que o Espírito Santo nos tem consolado em todas as nossa angústias e tribulações( 2Co 1.4). A segurança de que a nossa tristeza se converterá em alegria( Jo 16.20). A nossa segurança está ligada à nossa esperança, a esperança de que as nossas tribulações são leves e momentâneas em relação à glória que está no porvir(2 Co 4.17). É essa a nossa esperança viva em Jesus Cristo, a esperança da ressurreição para a vida eterna
(1 Pe 1.3-5).

Deus nos exorta a renunciarmos ao nosso egoísmo e à ilusória segurança que temos construído( Mt 7.24-27). Neguemos pois a nós mesmos e tomemos nossa cruz( Lc 9.23)

[* ] Digo “acaso” porque nada ocorre ao acaso na vida um cristão.

3 Comments:

At 6:47 PM, Anonymous FabioGN said...

Gostei muito do texto, em especial da forma como o tema foi relacionado com os versículos.
Parabéns!
Esta meditação é mto importante até mesmo para os crentes.
Abraçao brodi =]

 
At 7:52 PM, Anonymous Anônimo said...

Maravilhosa mensagem......
Cristo é a própria razão de não sermos consumidos.... NEle deve morar nossa segurança. Se as pessoas parassem de se preocuparem com suas próprias vidas e não colocassem sua segurança em coisas terrenas, a demanda para nós da Psicologia seria quase inexistente. (Vale a pena sonhar, isso vai acontecer no céu, rs.... Ap.21:4)
Beijocas.
Lívia Viana

 
At 9:18 AM, Blogger Renato Luiz said...

Mais um belo texto!
Deus te abençoe sempre!

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home