30 julho 2006

A Cosmovisão Reformada


Defino cosmovisão como uma forma de compreensão e percepção do mundo e da realidade. Ou seja, uma visão do mundo(cosmo).

A cosmovisão reformada

A cosmovisão reformada constitui-se de um sistema integral de percepção do mundo, vida e pensamento. Essa abordagem crê que o cristianismo deve ser articulado em termos de uma visão abrangente da realidade, conduzindo à adoração e submissão a Deus
em todos os domínios da vida. A tradição cristã reformada remonta a Calvino e a Agostinho, com sua visão profundamente escrituristica dos aspectos essenciais da realidade.

A cosmovisão reformada se difere das demais que surgiram ao longo da história da humanidade, nos campos da filosofia e da teologia, pelos seguintes pontos:

a) Estabelece a autoridade suprema das Escrituras como único ponto de partida(pressuposto) para a construção de uma cosmovisão essencialmente cristã.

b) Ela oferece um escopo integral não-dualista para formação de uma cosmovisão a partir da união dos três aspectos fundamentais da revelação bíblica, a tríade criação-queda-redenção.

c) A plena soberania de Deus sobre a criação e o escopo integral da queda e redenção total de Deus.


Aspectos fundamentais da cosmovisão reformada


1)A criação:
é enfatizado o lugar da criação na concepção de mundo e vida cristãos. A mensagem cristã não se inicia com o apelo a salvação, mas com a doutrina da boa criação de Deus. Não existem forças naturais independentes. Deus estabelece a ordem e estrutura do cosmos em suas diversas dimensões: na dimensão física, presente nas leis naturais e em sua dimensão humana, presente nos princípios da moralidade, da justiça, da ética, da economia, da estética e da lógica.

2)A queda: o conceito reformado estabelece que a universalidade da criação foi manchada pela universalidade do pecado. Todas as esferas citadas acima foram afetadas pelo escopo universal do pecado, estando em um estado presente de rebelião contra Deus. Isso não significa que a estrutura da criação seja má, por que esta originalmente se constituiu boa por Deus, mas significa que a direção dessas dimensões(física e humanas) necessitam de restauração. Esse reconhecimento do efeito noético do pecado anula qualquer tentativa autônoma de restaurar o conhecimento verdadeiro sobre Deus à parte da revelação.

3) A redenção: no conceito de redenção da tradição reformada, a graça restaura a natureza, ou seja, a salvação de Cristo não se aplica somente à esfera espiritual do homem, mas à criação toda, originalmente boa( Cl 1.15-23). Deus em sua graça restaura todas as dimensões da vida humana distorcidas pela queda, dando ao homem a capacidade de atuar no presente, visando a implantação do reino de Deus na terra.

Esses três elementos básicos de uma cosmovisao cristã devem se manter em um estado de equilíbrio constante, um não deve ser enfatizado em detrimento do outro, pois constituem uma só verdade.

Essa é a proposta da cosmovisão reformada, em que os princípios cristãos se aplicam as várias dimensões da vida humana, enriquecendo assim a vida cristã e expandindo a igreja e o reino de Deus sobre a terra.


Bibliografia:

CARVALHO, Guilherme V. R. de (Org.). Cosmovisão cristã e transformação. Viçosa: Ultimato, 2006. 298p.

1 Comments:

At 10:57 PM, Anonymous Alberto said...

Mto bom Lelê! Doutrinas basicas devem ser mantidads em unidade. Uma frase mto legal q escutei do pai da minah namorada comentando sobre Wesley: "Nas coisas essenciais unidade, nas coisas não essencias liberdade, e em todas a caridade"

abraços

Alberto

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home